terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Amizade

"Ah não...esse blog só fala de coisa besta, coisinha de criança!" Ok, se você pensou isso ao ler o título desse post e do anterior, que falava sobre saudade, eu não tiro sua razão - em parte. Sim, estou falando de coisinhas de criança, sim. Pois elas são sinceras a maior parte do tempo. E esse é o objetivo desse blog, escrever palavras sinceras.
Hoje essas palavras da tardinha, ao cair do sol, vão falar de amizade, em um sentido amplo, mas também de uma forma específica. Explico. Para falar desse sentimento tão lindo escolhi uma amiga para representá-lo!
Seu nome é Greicy. Tive o prazer de conhecê-la em um cursinho pré-vestibular onde éramos colegas!  Durante todo ano de 2005 dividimos todas as tardes e algumas manhãs de estudo. Nesse tempo não só nós dois, como mais um seleto e muito variado grupo de pessoas se entrosou, se aproximou e formou uma amizade sólida como uma rocha,mas com a sensibilidade de uma mãe. Ao fim do ano, alguns como a Gueguis(um dos apelidos da Greicy) atingiram seu objetivo e entraram na faculdade. Outros, como eu, ainda precisaram de mais um tempo até obter sucesso. Isso, somado ao fato dos cursos desejados serem bem diferentes( Direito, Medicina, Biologia, Engenharia), fez com que nos afastássemos, pouco a pouco. Pois bem. E a amizade que até então era feita do convívio diário, das brincadeiras sadias, das jantas frequentes. O que aconteceria com ela? Ela seguiu firme e forte, sem o mínimo abalo destes laços.
Há poucos dias pude ir na Formatura de Direito da Greicy. E que maravilha é ver um amigo feliz, realizado.
Durante os anos em que ela cursou a Faculdade eu devo tê-la visto umas 20 vezes talvez. Muito pouco para uma grande amizade? Não. A amizade não se mede pelo número de vezes que enxergamos um amigo e sim pelo número de vezes que pensamos nele. E eu pensei muito na Gueguis nesse tempo. Sei que ela passou alguns momentos bem difíceis. Sei também que passou outros momentos maravilhosos. E em nenhum momento eu deixei de pensar nela. 
E por que eu a escolhi para representar a amizade? Justamente por isso! Por não conseguir manter um contato diário com ela e mesmo assim manter uma amizade forte. Era um recado aqui, um abraço ali e o elo era mantido, intacto. E isso me orgulha muito. A Greicy é uma daquelas pessoas que tem um poder mágico muito simples, mas de valor incalculável. Ela torna alegre qualquer ambiente, qualquer pessoa. Elas tem esse dom. Fora isso ela é aquela mulher forte,decidida,vencedora, mas ao mesmo tempo é aquela menina meiga, inocente, que dá vontade de fazer um cafuné. Além disso tudo, é uma das minhas amigas mais lindas, dotada de uma beleza singela, sutil,terna, apaixonante. Para elucidar tudo que estou falando, atrevo-me a expor uma foto dela, correndo sérios riscos de ter minha atenção chamada!

Isso é amizade. É admiração, é respeito, é carinho, é cuidado. Mas também é bronca, é conselho, é dar lições. Nunca de forma agressiva, sempre de forma compreensiva, fazendo-se entender. 

Sabe aqueles dias que tu está muito mal, quando todo mundo percebe que tu estás com problemas. Nesse dia muita gente vai vir falar contigo. Amigos e conhecidos. O ser humano tem compaixão, ele se compadece do sofrimento alheio. Com certeza aquela pessoa que nunca falou com você de forma clara no dia que você perde um familiar, por exemplo, vem falar contigo, vem prestar solidariedade. Nessas situações você não consegue diferenciar amigos de não amigos. Sabe quando se faz isso? Quando você está muito feliz, realizado. Estranho? Veja bem, só um amigo de verdade é capaz de alegrar-se simplesmente pela alegria de outra pessoa, sem interesses, sem vantagens. . Sabe quando você alcança um grande objetivo? Muitas pessoas vão te olhar e te dar parabéns, mas só o teu amigo vai te abraçar forte e te dizer:você merece, eu sei que você merece, porque eu estive do teu lado. E com certeza este será não só um dia muito feliz para ti, mas também de grande e duradoura felicidade para esse teu amigo!
Eu não sou uma pessoa com muitos amigos. Mas me orgulho muito dos que tenho. Me orgulho porque as minhas maiores felicidades eu senti com eles, nas minhas conquistas e nas conquistas deles. A Gueguis, como eu disse, há pouco se formou. Por alguns motivos eu não consegui estar presente na sua colação e isso me chateou bastante. Mas fiz questão de poder ir na recepção e de coração poder dizer a ela que eu estava muito feliz com a sua conquista, que aquela não era uma alegria só dela!
Amizade é muito mais do que essas simples palavras. É algo que jamais alguém conseguirá transcrever completamente. Mas é o sentimento que eu tenho pela Greicy e por mais algumas pessoas. É o sentimento que muitas vezes me mantém em pé, independentemente da força que tenta me derrubar. É o sentimento mais puro, inocente e livre de preconceitos que existe. Quer saber, a amizade é a irmã gêmea do amor. 
Brigado Greicy e brigado a todos os meus amigos por serem exatamente isso tudo que está englobado na palavra amizade!
Fui!

2 comentários:

  1. Quem dera encontrar palavras tão certas quanto as do Marquinhos para demonstrar minha satisfação de ser sua amiga! Como ele disse, "a amizade não se mede pelo número de vezes que enxergamos um amigo e sim pelo número de vezes que pensamos nele". Talvez, meu pai tenha te visto mais do que eu durante o período acadêmico hehe E é ótimo escutar "passei pelo Marquinhos hoje", instantaneamente um sorriso aparecia no meu rosto.
    As amizades feitas em 2005/2006 não surgiram apenas pelo mesmo objetivo, a aprovação no vestibular. A gente sempre terá assunto independentemente do tempo que passarmos sem nos ver, porque sabemos falar e escutar uns aos outros, respeitamos nossas opiniões e adoramos aprender com o ponto de vista alheio.
    Isso nos torna admiradores uns dos outros justamente por nossas diferenças aparentes e valores semelhantes! Nós cultivamos a vida; a saúde física e mental da medicina, o equilíbrio entre direitos e deveres na sociedade, a educação daqueles ao nosso redor, seja ensinando biologia, matemática ou geografia. Doamos um pouco de nós para podermos amadurecer e fazer o bem por ai.
    O mais interessante é que nós lidamos com os seres humanos, animais que assim como os demais não conseguem viver fora da sociedade, mas se diferenciam destes pela liberdade de agir. Isso quer dizer que o nosso vínculo de amizade não foi feito pela natureza automática como ocorre com uma colméia por exemplo, somos amigos porque manifestamos e mantemos essa vontade.
    Como eu digo... certas coisas não mudam, outras evoluem. O Marcos continua escrevendo muito bem, a Greicy filosofando; ambos realizando-se profissionalmente :)

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Parabéns querida. Espontaneidade é tudo. Ter coragem de expor o que se pensa é admirável, principalmente quando se trata de assuntos tão contidos como amizade, carinho e amor.
    ah, pode responder meus comentários. O que te "disse" uma vez continua valendo. hehe.
    bjnho.
    cuide-se

    ResponderExcluir