sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Um bom dia para você também

Ontem à noite, graças a essa incrível e poderosa arma para interação entre as pessoas que é o MSN, conversei por alguns instantes com uma grande amiga dos idos e vindos tempos de CEFET, hoje denominado IF-Sul( nunca vi uma escola mudar tanto de nome, mas tudo bem!). Entre os papos que tive com a Paulitcha, destaco hoje a conversa que tivemos sobre a importância que tem o bom-humor, o sorriso nosso de cada dia.

A sociedade dita moderna baseia sua alegria, sua felicidade, em cima apenas do sucesso. Ou seja, o negócio é vencer. E vencer se tornou um negócio. Ok, isso ajuda ao crescimento econômico, ao desenvolvimento de novas tecnologias, ao acúmulo de riquezas. Mas qual o preço que estamos pagando por isso? O fato de não percebermos o quanto perdemos não quer dizer que não estamos perdendo nada. Tu podes deixar uma torneira pingando no banheiro e fechares a porta. Ótimo, não verás o desperdício de água, mas ela continuará escoando pelo ralo. Deixando as comparações de lado, vamos falar de nosso dia-a-dia.
A maioria das pessoa que lê meus textos trabalha, seja como escra...quer dizer, como estagiário(meu caso) ou já como profissional. E diariamente em nossos estágios, nossos empregos vemos a corrida por resultados dominar nossa rotina. E faz isso silenciosamente. Para e presta atenção, veja se em algum dia tu já não acabaste sendo grosseiro, até mesmo mal educado com alguém só para conseguires determinada tarefa de forma mais ágil. Não foi por mal, acabou sendo instintivo. Nosso instinto hoje é de rapidez e sucesso. E  o preço que estamos pagando por tudo isso? Estamos aceitando passivamente sermos grosseiros só para atingir objetivos. Isso não é certo. Está muito longe de ser o correto. E mesmo assim seguimos agindo da mesma maneira. Até quando? Até o dia em que vamos pegar uma arma e apontar pra alguém dizendo que precisamos de tal documento para ontem e se não recebermos vamos matá-lo? Espero que esse dia nunca chegue!
Mas o que mais me assusta é a corrente de grosserias que acompanha todo esse processo. Sabe aquela história de uma pequena bola de neve virar uma avalanche? Pois é, é isso que ocorre. Eu chego em um banco e peço pro caixa trocar um cheque. Ele me fala que eu não posso trocá-lo naquela agência. Como eu preciso do dinheiro pra agora já me sinto no direito de xingá-lo. E já saio do banco  p...da vida em direção ao meu trabalho. Aí me liga um amigo me pedindo uma grana emprestada. Como estou revoltado, digo para ele que se nem o banco me dá dinheiro eu não vou emprestar para ele também. Como ele já não estava de bom-humor já aproveita para me xingar um pouco também. Aí ele decide ir ao banco retirar um dinheiro da conta, mas como já estava negativo o caixa lhe diz que não vai poder lhe dar o dinheiro e ainda por cima, como havia sido xingado anteriormente por mim, sente-se no direito de cobrar o meu amigo de forma agressiva. Lógico que é uma situação hipotética e um tanto quanto exagerada. Mas com certeza tu já viveste um dia assim, onde parece que todo mundo a tua volta fez um complô para te tirar do sério. Aqueles dias em que tu chegas em casa e twitta: "eu não deveria ter saído da cama hoje!"
Pois é, mas essa tua frase está totalmente equivocada. Pois tu é o responsável por mudares tudo isso. Quer dizer, quase tudo isso. A loucura do mundo moderno nós vamos demorar um pouco a mudar, se é que ainda veremos essa mudança. Mas essa corrente do mal pode ser facilmente invertida por uma corrente do bem, das boas vibrações. Como? Facilmente. Com sorrisos, atitudes gentis e delicadas. Com bom-humor. Faça o teste. Ao acordar abra um gigantesco sorriso no rosto e a partir daí não tire mais a boa energia do corpo. Dê um animado bom dia para primeira pessoa com quem encontrares e faça isso com todas as pessoas que encontrares, sejam elas teu chefe ou o guardador de carro que fica na frente de tua casa. Se alguém for rude contigo, faça o contrário, seja gentil com essa pessoa. Pode ter certeza que vai valer a pena.
Tem pessoas que quando recebem o desejo de um bom dia simplesmente respondem: "bom dia para quem?" Como uma pessoa dessas vai ter um dia feliz? Impossível. A não ser que ela encontre pela frente uma pessoa que mostre que o dia pode ser bom, mesmo com contas a pagar, discussões a aturar, ônibus lotado a enfrentar. Não importa o que vem pela frente. Se tu acreditas fielmente que teu dia vai ser bom e fazes o máximo possível pro teu dia ser bom não há Lei De Murphy que mude isso.
Fica a dica pra um teweet matinal: "Hoje vai ser o melhor dia da minha vida!" Quando usá-lo? Todos os dias!
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário