terça-feira, 17 de maio de 2011

A educação nossa de cada dia!


Tem sido bastante comentado nesses últimos dias o livro de língua portuguesa indicado pelo MEC e distribuído a meio milhão de alunos, o qual prevê o final do conceito de certo e errado! É a tal gramática moderna!
Confesso que essa ideia me assusta bastante. Querer  afirmar que falar “OS livro” é correto, ainda que não adequado para todas as situações, é querer, entre outras coisas, atestar o fracasso do nosso sistema de ensino e a incapacidade de nossos alunos de aprender a fazer coisas simples como concordar um artigo com um objeto!
Mas isso não é o pior, foi-se muito além,... Passada a orientação inicial e referendada sua correção (embora nem sempre adequada – ao menos isso), o livro refere que é possível que o aluno ao falar “os livro” seja alvo de preconceito linguístico! Meu Deus! Rasquem as gramáticas! Queimem os dicionários! Como assim preconceito linguístico?????  É uma completa e absurda inversão de valores! E para quem está pensando “ah, que bobagem isso de preconceito linguístico”,  conto a vocês que hoje moro em uma cidade na qual não raro escuto alguém falar “então tá, se falemo!”, assim como já ouvi comentários do tipo “vocês que falam tu queres”,....
Antes fosse esse nosso pior problema na educação. O que são nossas escolas? Prédios depredados, professores descrentes de seu próprio trabalho, merenda insalubre, alunos desinteressados,... Plantando essa educação vamos colher o que no futuro?
O Brasil anda na contra mão! Enquanto países crescem dia a dia investindo em uma educação séria, rígida e de qualidade, nossos alunos não podem ser reprovados para não serem ofendidos, nossos presos não podem receber algemas, sob pena de ferir sua honra, e achamos normal um ministro multiplicar seu patrimônio por 20 em um único mandato...
É engraçado né,  tem algumas coisas que nunca mudam, outras sim! Graças a Deus! Será??

Kisses at all
Luiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário